CERSusChem

18/11/16 16:11

CERSusChem é um Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável em parceria com a GSK e segue o modelo do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, para a realização de pesquisas de longo prazo, o que possibilita a geração compartilhada de conhecimento em áreas de interesse comum, com grande potencial para aplicação de resultados.

Com sede no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CERSusChem está voltado para a pesquisa de produtos e processos químicos sustentáveis que possam ser utilizados na descoberta e no desenvolvimento de novos medicamentos. 

O Centro de Excelência tem como objetivo promover o desenvolvimento e uso efetivo da química sustentável e tecnologias relacionadas. Formado por 18 pesquisadores com projetos de pesquisa em andamento em cinco diferentes universidades públicas e colaboração com instituições nacionais e internacionais, o Centro busca envolver a pesquisa acadêmica, industrial farmacêutica e de biotecnologia para superar os desafios atuais em síntese orgânica, com base nos princípios da química sustentável.

As atividades do Centro incluem além da pesquisa, a educação e difusão do conhecimento em todos os níveis e a inovação tecnológica e transferencia de tecnologia para o setor produtivo.