Laboratórios

26/10/16 16:39
                                                             O Laboratório de Síntese de Produtos Naturais (LSPN) “Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira” está localizado no DQ-UFSCar. O LSPN conta com uma área de 120 m2 com toda infraestrutura adequada para a realização de trabalhos que envolvam síntese e caracterização de compostos orgânicos. As áreas de pesquisa do laboratório visam o desenvolvimento de novas metodologias para síntese de moléculas bioativas, empregando os conceitos da Química Verde. São explorados, por exemplo, a catálise (organocatálise assimétrica, catálise metálica, nanocatálise), solventes verdes (líquidos iônicos, polietilenoglicol, água) e fontes de energia alternativas (micro-ondas, ultrassom) para promover as reações orgânicas.

 

Separare – Núcleo de Pesquisa em Cromatografia Separare. O Núcleo é composto por dois laboratórios no DQ-UFSCar: o Antonio Pinto Loureiro e o de Instrumentação e conta com pessoal altamente qualificado e variados recursos experimentais apoiando pesquisas interdisciplinares. O Separare fornece forte apoio em pesquisas, desenvolvimento farmacêutico e em controle de qualidade. Ele está habilitado para resolver diversos problemas em separação de pequenas moléculas em matrizes complexas, incluindo o preparo da amostra no estado-da-arte em procedimentos de 2D LC-MS/MS.

 

O grupo de pesquisa do Laboratório de Química Bio-Orgânica do Departamento de Química da UFSCar tem como atividade fundamental a realização de trabalhos de Síntese Orgânica de Moléculas Bioativas, de origem natural ou sintética, que possuam atividades biológicas relevantes ou que atuem como fotossensibilizadores. Os compostos sintetizados são selecionados para ensaios biológicos ou fotobiológicos, de modo a avaliar  potenciais aplicações.

 

 

 

O Grupo de Pesquisa em Cromatografia de Bioafinidade e Produtos Naturais (GCBPN) está localizado no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo. O GCBPN é formado por um laboratório de preparação de amostra e um de apoio instrumental e conta com a infraestrutura adequada para a realização de projetos que envolvam o desenvolvimento e caracterização de reatores enzimáticos para triagem de coleções combinatórias e extratos naturais, usando cromatografia 2D-LC-MS. Em nossa linha de pesquisa procuramos desenvolver ferramentas analíticas para a identificação de compostos com atividade inibitória contra alvos enzimáticos e sua aplicação nos estudos das interações ligante-alvo.

 

 

 

 

O Milagre Research Group está localizado no IQ-UNESP em Araraquara - SP. Os nossos interesses de pesquisa envolvem a aplicação de biocatalisadores em rotas sintéticas quimioenzimáticas visando a obtenção de substâncias orgânicas bioativas. O laboratório conta com uma infraestrutura adequada para a realização de experimentos de triagens de micro-organismos baseadas na atividade enzimática, imobilização tanto de células microbianas quanto de enzimas isoladas, desenvolvimento de reações de catálise enzimática em meios não convencionais e uso de biorreatores, em escala de bancada, em processos em batelada e fluxo contínuo.

 

 

 

 

O Laboratório de Biocatálise e de Produtos Naturais  está localizado no Instituto de Química da UNICAMP e conta com dois laboratórios de 200 m2 .  Um dos laboratórios é dedicado aos estudos de produtos naturais envolvendo isolamento e síntese.  Possui toda infraestrutura para a realização de trabalhos que envolvam síntese e caracterização de compostos orgânicos. O segundo laboratório está estruturado para abrigar os trabalhos de Biocatálise com capelas de fluxo laminar, agitadores orbitais, estufas, ultrafreezer, fermentadores, freeze-dryer etc.  Neste mesmo bloco abrigam-se equipamentos de médio porte do grupo como CG quiral, CG-EM, Leitor de microplacas com detetor de fluorescência,  MALDI-Tof-EM, CG-razão isotópica-EM. Abrigando nesse espaço coleções de culturas de diversos ambientes. Além dos dois laboratórios há um terceiro laboratório de apoio com Espectrômetro de massas EI-EM-Orbitrap da Finnighan e um CG-EM-EM.