Difusão do conhecimento

27/10/16 11:04
   

A proposta CERSusChem engloba duas abordagens principais para educação e divulgação do conhecimento:

i) atividades no níveis técnico e superior (graduação e  pós-graduação) serão desenvolvidas dentro dos princípios da educação formal;

ii) atividades de divulgação científica para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, idosos e população em geral serão realizadas dentro da educação não formal.

 


Circo da Ciência

Entre os dias 9 e 11 de maio, a UFSCar recebeu crianças da rede de ensino de São Carlos e região no Circo da Ciência. Em sua 13ª edição, o evento, promovido pelo Departamento de Química (DQ) da Universidade, em parceria com o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica e diversos Programas de Educação Tutorial (PETs), teve como objetivo divulgar a ciência de maneira acessível, por meio de observações astronômicas, atividades culturais e experimentos nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. O Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) participou do evento e mostrou ao público como a Química está presente no dia a dia de todos.

Uma equipe formada por pós-graduandos e pós-doutorandos, supervisionados pela Profa. Lúcia Helena Mascaro Sales, coordenadora de Educação e Difusão de Conhecimento do CERSusChem, recebeu os participantes, que interagiram com três experimentos relacionados à área de Química Verde:  célula fotovoltaica feita com amora, produção de combustível hidrogênio a partir da água e o tratamento de efluentes com corantes. 

 

 


Olimpíada Regional de Química – ORQ

A Olimpíada Regional de Química tem caráter competitivo e colaborativo e é realizada durante todo o ano letivo e funciona em duas fases.

A cada ano a ORQ tem temáticas diferentes e, em 2016, o tema é "Química em movimento: eu também sou atleta"

1ª Fase: o professor da escola seleciona 40 alunos que realizam uma visita ao Departamento de Química, onde assistem a uma palestra sobre o tema da Olimpíada e participam de experimentos demonstrativos.

Duração aproximada: 2 horas

Agendamento: disponível até agosto de cada ano no site http://ceiq4.webnode.com/projetos-ceiq-2015/orq/

2ª Fase: o professor seleciona seis alunos (sendo 2 alunos de cada série do ensino médio), os quais deverão compor a equipe representante da escola. A segunda fase inclui a resolução de situações problemas por meio da experimentação e de exercícios teóricos. Os três primeiros lugares recebem troféus e medalhas e as duas escolas vencedoras em primeiro lugar, tanto de escola pública quanto de escola privada recebem como premiação um estágio de 20 horas em laboratórios de pesquisa do departamento. O dia da prova da segunda fase normalmente ocorre em outubro ou novembro e o estágio no mês de março do ano seguinte.

 Olimpíada Paralela: Os alunos que participaram da primeira fase, mas que não foram escolhidos para participar da segunda fase, podem concorrer nesta modalidade (Olimpíada Paralela) através da elaboração de uma redação ou vídeo sobre o tema do ano de 2016. A melhor redação e vídeo serão premiados. 

Leia mais: http://ceiq4.webnode.com/projetos-ceiq-2015/orq/

 


Química Orgânica Experimental: Uma Abordagem de Química Verde

O livro "Química Orgânica Experimental: Uma Abordagem de Química Verde", lançado pela Editora Elsevier, foi adotado como livro texto dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química da UFSCar. Escrito pelos Profs. Drs. Arlene G. Corrêa, Kleber T. de Oliveira, Márcio W. Paixão e Timothy J. Brocksom do DQ-UFSCar, o livro traz experimentos que abordam temas como catálise, formas de energias e solventes alternativos, minimização de resíduos, desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes.

Nesta obra estão reunidos os conteúdos envolvendo as principais transformações em Química Orgânica visando dar ao estudante dos  cursos de graduação em química e áreas afim uma formação experimental sólida e moderna. Nos 5 primeiros capítulos são introduzidos os conceitos de Química Verde, bem como são abordadas as principais técnicas de extração e purificação em Química Orgânica. Na sequencia, nos capítulos 6-10 são abordadas transformações químicas envolvendo reações de eliminação, adição eletrofílica, oxidação, esterificação, substituição nucleofílica alifática, substituição eletrofílica aromática e condensação aldólica, finalizando assim uma primeira parte do livro. Na segunda parte, são abordadas reações fotocatalisadas, rearranjos, reações promovidas por micro-ondas e um exemplo de síntese multi-etapas (síntese total) do anestésico benzocaína.

 


Cromatografia Líquida

O livro "Cromatografia Líquida" da Profa. Quezia Cass e Dra. Neila Cassiano, foi lançado pela Elsevier em 2015.

Constituído por 14 capítulos, a obra aborda os conceitos fundamentais, o estado da arte e exemplos de aplicação, incluindo Cromatografia Verde.