Anita J. MarsaioliAnita J. Marsaioli

IQ-UNICAMP - Perquisador

E-mail

Enviar

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Paraná (1969) e logo ao sair da escola de engenharia foi contratada como docente no Instituto de Química daUniversidade Estadual de Campinas (1970). Nos oito anos seguintes junto com os encargos de docente fez seu mestrado (1974) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1978). Afastou-se da UNICAMP para fazer pos- doutorado no laboratório do prof Gabor Lukacs (1978) em Gif-sur Yvette , França no ICSN do CNRS.retornando ao Brasil e à UNICAMP adicionou à sua carreira de docente a função de pesquisadora e orientadora. Fez um segundo pós doutorado no laboratório do Prof Ernest Wenkert (1985) na Universidade da California em S. Diego, Estados Unidos. Foi prof visitante no Laboratório do Prof Armin de Meijere na Universidade de Hamburgo no Instituto de Quimica Organica (1988) e neste mesmo período fez um curto estagio no laboratório do Prof Walter Michaelis no Instituto de Biogeoquímica e Quimica Marinha. Estas experiencias no exterior foram importantes para aprimorar conhecimentos em Química sintética, de produtos naturais e em Geoquímica orgânica. Vale a pena ressaltar que a experiencia cultural foi algo importantíssimo na sua vida , talvez mais do que a profissional pois a verdadeira química foi evoluindo aqui no Brasil com os alunos de pós-graduação. É atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas:RMN biocatalise e ecologia química e geoquímica organica.

Linha de pesquisa

1.BIOCATÁLISE
Objetivo: Triagem de alto desempenho com sondas fluorescentes. A triagem é feita em clones metagenômicos e microrganismos de coleções naturais. As atividades enzimáticas alvos são hidrolases ( epóxido-hidrolases, lipases, esterases, fosfatases) e monoxigenases ( tipo Bayer Villiger e haloperoxidases). Paralelamente é feita a aplicação sintética das enzimas de maior interesse com a produção e imobilização química das enzimas..
Palavras-chave: epoxido hidrolases; hidrolases; monoxigenases; BAYER VILLIGER MONOXIGENASE; haloperoxidases; fosfatases.

2.ECOLOGIA QUIMICA
Objetivo: Estudar a polinização investigando a química das flores e dos polinizadores Comunicação química de bacterias, abelhas , formigas e outros insetos..
Palavras-chave: acil homoserinolactonas; polinização; Clusia, Resinas Florais, Benzofenonas; Orchidaceae; BACTERIAS.

3.SINTESE DE PRODUTOS NATURAIS
Objetivo: sintese de moléculas envolvidas na comunicação entre os seres vivos. A ênfase é dada na obtenção do composto e não na metodologia sintética ..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: acil homoserinolactonas; acil glicerol.

4.ESTUDOS DE RESSONANCIA MAGNETICA NUCLEAR
Objetivo: Estudos de interações supramoleculares com ciclodextrinas, calixarenos, lipossomas e proteinas utlizando ténicas especiais ede RMN como difusão e transferência de saturação..
Palavras-chave: DOSY; DOSY-NOESY; STD; WaterLogsy.

5.GEOQUÍMICA ORGÂNICA